domingo, 14 de novembro de 2010

Aumenta o número de alunos oriundos das classes C e D nas Universidades

       São vários os fatores que contribuem para o aumento de alunos oriundos das classe sociais que estão na base da piramide social. A economia do país que tem a previsão de crescimento nesse ano de cerca de 7%, com certeza é um dos fatores para esse fenomeno. As classes C e D tem despertados por parte das empresas projetos e programas que visam atender esse novos consumidores, inclusive as universidades.
        Um outro fator importante é a compreensão por parte da sociedade sobre educação como um fator de ascenção e mobilidades social. Pesquisas indicam que as pessoas com mais anos de estudos tem uma remuneração superior.
       A educação é fundamental para o crescimento do país, e tem sido tema de debates na sociedade, e presente na última campanha politica para presidente e governadores. Apesar das dificuldades e carencias, temos evoluído em muitos aspectos, com a implantação de exames nacionais para avaliação do sistema, seja o ENEM, que teve alterado seus objetivos, ENADE, e os sistemas de avaliações estaduais.
       Quanto ao ensino superior especificamente, o fenomeno detectado de ingresso de alunos de classes populares, além dos fatores citados, podemos citar o PROUNI, e principalmente, o trabalho das universidades que tem inovado e formatado cursos levando em conta a vocação regional, e tambem cursos com valor menor das mensalidades, devido a um número mínimo de alunos por sala de aula e a utilização da TI, como é o caso da EAD, como é o caso da Anhanguera, Estácio, UNOPAR, etc...

Joel - 14/11/2010