quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Variedade excessiva de produtos mais atrapalha do que ajuda

Pesquisa mostra que o consumidor adia sua compra quando defrontado com inúmeras versões de um mesmo produto. O excesso de oferta, dificulta a escolha em vez facilitar. O estudo foi realizado em um supermercado da cidade de Chicago, EUA, pelo psicólogo americano Dan Ariely, autor do livro “Previsivelmente irracional: como as situações do dia a dia influenciam as nossas decisões.

O consumidor é receptivo à variedade quando se trata de degustação, mas reage mal a ela no momento da compra. Em uma loja, Ariely instalou um balcão de experimentação com 24 sabores diferentes de geleias. A oferta chamou a atenção de 60% dos consumidores – 145 de 242 que faziam compras. Em outra ocasião, expôs apenas seis variedades que despertaram atenção de 40% do público – 104 de 260.

Embora a percentagem dos que provaram algumas das geleias não tenha sido tão diferente nos dois grupos, a taxa de compras efetuada foi drasticamente oposta: dos 145 clientes que provaram uma das 24 geleias, apenas 3% adquiriram um pote. Já entre os 104 que experimentaram pelo menos uma das seis opções, 30% realizaram a compra.

Fonte: Supermercado Moderno