quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Wal Mart inaugura primeiro CD ecoeficiente do Brasil

O Walmart Brasil inaugurou seu mais novo Centro de Distribuição no Sudeste. Trata-se do primeiro CD ecoeficiente do País e estará localizado em Betim (MG), importante cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Com investimento de R$ 90 milhões, o empreendimento irá abastecer e garantir a disponibilidade dos produtos nas gôndolas dos hipermercados Walmart e SAM’S CLUB dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás; além do Distrito Federal.

Betim foi a cidade escolhida para sediar o novo Centro de Distribuição do Walmart graças a sua localização estratégica. Ele permitirá um melhor e mais próximo atendimento das lojas situadas nas regiões Sudeste e Centro Oeste, que até então eram abastecidas via São Paulo. Esta ampliação da rede logística também vai trazer a dinamização das atividades, agregando mais agilidade e qualidade na distribuição de mercadorias; minimizando possíveis rupturas no estoque de produtos disponíveis e permitindo melhor atendimento aos clientes e maiores vendas para fornecedores e lojas.

Com 33 mil metros quadrados de área construída, o novo Centro de Distribuição utiliza o que há de mais moderno em tecnologia de equipamentos disponível no Brasil para agilizar os processos e contribuir para a otimização da entrega dos produtos a seus destinos. Consequentemente, a operação logística do novo CD irá reduzir custos de transporte e, assim, garantir a missão da empresa de vender por menos para as pessoas viverem melhor.

Assim como os hipermercados ecoeficientes de Campinho (Rio de Janeiro) e do Morumbi (São Paulo), a construção e a operação do Centro de Distribuição de Betim seguem os princípios da Plataforma de Sustentabilidade do Walmart Brasil. “A inauguração deste Centro de Distribuição reforça o plano de expansão para 2009 e o compromisso do Walmart Brasil com a sustentabilidade. A obra, do planejamento à execução, foi concretizada com a melhor tecnologia construtiva disponível, priorizando a sustentabilidade, a funcionalidade e o homem em cada detalhe”, declara Marcos Ambrosano, vice-presidente executivo da rede.

Dentre as iniciativas sustentáveis do CD, a eficiência no consumo de energia e de água é uma das mais importantes. O prédio contará com sistemas de energia renovável, que utilizará a luz solar; e de captação de água da chuva, que será armazenada e filtrada para uso e reuso. Outra preocupação durante as obras foi o remanejamento da flora e fauna locais. Outras iniciativas do primeiro CD ecoeficiente do país são:

• Controle automático da iluminação artificial para o máximo aproveitamento da luz natural
• Sistema de tratamento de esgoto
• Pavimentação permeável
• Concregrama na área de estacionamento
• Gestão de resíduos durante a obra
• Gestão para os resíduos que devem ser gerados com as operações do CD
· Clarabóias e dimerização
· Energia solar para aquecimento da água (banheiros)
• Arquitetura adaptada às pessoas com deficiência física
· Área verde preservada / árvores transplantadas
· Estação de tratamento de água (para regar jardim)
· Utilização de biodiesel

Capacidade - O CD Betim tem capacidade para armazenar e movimentar, de forma automatizada e sistematizada, 28.000 paletes de produtos. As 62 docas internas e externas estão preparadas para receber 158 carretas com agilidade e absoluto controle. Ele ainda conta com balanças para carreta, piso industrial e área de controle totalmente informatizada. A sua localização foi planejada para permitir fácil acesso ao local, minimizando ao máximo possíveis impactos no sistema viário.

Empregos - O novo CD conta com funcionários capacitados nas operações logísticas de todas as mercadorias (alimentos e não-alimentos) distribuídas nas lojas. Foram gerados mais de 370 empregos diretos e farão parte da equipe de funcionários moradores da região, associados promovidos para exercer novas funções e pessoas com deficiência.

Para ajudar a melhorar a eficiência da cadeia logística e reduzir o impacto da operação no meio ambiente, com ganhos significativos para o consumidor, a rede realiza programas específicos e estimula os funcionários a refletir e adotar práticas sustentáveis no trabalho e em suas próprias vidas, além de disponibilizar treinamento sobre o tema para 100% do quadro.
Fonte: www.cmnovarejo.com.br