quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pão quente e imóvel no twitter

Enquanto um supermercado do Rio de Janeiro divulga suas fornadas pelo microblog, a construtora Tecnisa já vendeu até apartamento. Entenda a lógica dos negócios no Twitter

“Saindo pãozinho agora.” É com esta mensagem de 19 caracteres que desde o início do ano o Twitter do supermercado Farinha Pura, do Rio de Janeiro, informa aos clientes qual o melhor horário para buscar pão quente. O supermercado também fornece senhas diárias que dão 5% de desconto nas compras. Com isso, consegue mensurar o alcance do Twitter, que transformou em ferramenta de comunicação. “Três ou quatro seguidores nos visitam por dia”, diz Tiago Pitta, gerente de marketing do Farinha Pura.

A construtora e incorporadora Tecnisa vendeu um apartamento de R$ 500 mil, no dia 28 de maio, para um seguidor de sua marca no Twitter. O comprador procurava um imóvel quando viu no Twitter uma promoção da Tecnisa. O usuário que comprasse um imóvel ganhava um cupom de R$ 2 mil da Lojas Americanas. Segundo Roberto Loureiro, gerente de redes sociais da Tecnisa, o primeiro contato do cliente foi feito pelo microblog. Ele foi, então, encaminhado aos corretores para finalizar a venda. Romeo Busarello, diretor de marketing da Tecnisa, diz que a ferramenta tem sido boa para prospectar clientes. “Quem segue a Tecnisa é porque está procurando um imóvel”, afirma Busarello, que contabiliza cerca de mil seguidores da Tecnisa. “As principais vantagens são o custo zero e a barreira zero”, diz.

A primeira pesquisa sobre os usuários brasileiros do Twitter, feita pela agência Bullet, em abril de 2009, aponta que 79% seguem ou já seguiram perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias no microblog. Uma boa notícia para as empresas. Segundo Wagner Fontoura, da agência de publicidade para mídias sociais Riot, as empresas brasileiras começam a descobrir a capacidade do Twitter de alcançar o consumidor websurfer, aquele que busca na internet referências para tudo. O sucesso de iniciativas como as da Farinha Pura e da Tecnisa segue na linha adotada por Dell, Submarino e Fast Shop. “Experiências como essas chancelam o Twitter como plataforma de comunicação corporativa”, diz Fontoura.

Por Fernanda Carpegiani

Fonte: Época Negócios