quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pesquisa revela tendências nos hábitos de consumo

O envelhecimento populacional criou um novo tipo de consumidor que vai mais vezes ao PDV e gasta mais com bens de consumo não duráveis. Questões ligadas à sustentabilidade e responsabilidade social ganharam peso entre os consumidores.
Hoje, 40% das famílias participam de algum tipo de ação social; 93% valorizam empresas que praticam programas de responsabilidade social e 17% das famílias compram marcas próprias. Essas são algumas das tendências consolidadas entre os consumidores brasileiros, presentes na pesquisa "Para onde caminha o consumidor?", da LatinPanel, divulgada pela Abre (Associação Brasileira de Embalagem).

Feita em 2008, a pesquisa aponta que 44% dos participantes se informam sobre novos produtos por meio de comerciais de TV, 59% observam cartazes e anúncios nas ruas e 54% buscam e acompanham informações sobre preço em folhetos de loja (alimento, higiene, limpeza e bebidas).

Dentro do universo das embalagens ficou claro que os consumidores querem embalagens multipacks com preços mais competitivos. A incidência maior dessas embalagens é nas classes mais altas. Ainda segundo a pesquisa, 94% do público entrevistado gostaria que as embalagens de alimentos fossem mais fáceis de serem guardadas depois de abertas.

Embalagens maiores e familiares são procuradas por 69% dos domicílios com três ou mais familiares e os produtos mais consumidos com esse tipo de embalagem são sabão em pó, creme dental, salgadinho, cereal matinal e refrigerante.

A demanda por embalagens refil representa um novo conceito de compra. Um exemplo disso é a venda de desodorantes em refis que teve um aumento de 69% no período. Por fim, a pesquisa dividiu a força da embalagem pelas classes sociais e chegou a uma importante conclusão: para a classe AB o importante é a fidelização e é grande o consumo de embalagens familiares, como a de salgadinhos acima de 100 g.

Para a classe C o importante é a customização (eu quero, mas preciso pagar em 10 vezes), havendo um aumento do consumo de embalagem roll on, caldos e pasta. Já para a classe D/E o importante é o acesso, (como posso continuar consumindo?).
Fonte: supermercado moderno