O empreendedor, aos 17 anosPara honrar o compromisso assumido, Alexandre comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que produzia chocolates caseiros. Após alguns dias de trabalho árduo, o pedido foi entregue. O
empreendedor lucrou cerca de US$ 500. O montante foi utilizado como capital inicial da Cacau Show, que, inicialmente, funcionava em uma sala da companhia de seu pai. Em 2001, a primeira loja da marca foi inaugurada.O crescimento foi rápido. No ano seguinte, os pontos-de-venda já somavam 18. Em pouco tempo, eram 130.

Depois, 230.Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Atualmente, são mais de 696 franquias com contrato assinado, das quais 674 já estão em funcionamento. Mas o empreendedor almeja alçar voos maiores. Sua meta é chegar a 2010 com mil lojas no Brasil.A sacada da empresaO diretor operacional da Cacau Show, Sérgio Luiz Butuem, diz que o sucesso da empresa se deve a uma série de fatores, mas um deles é incontestável: o foco em um nicho de mercado promissor, que cresce na esteira do desenvolvimento do País. "Não existia nenhuma loja de chocolates que trabalhava o público de classe média. Até então, as empresas do setor focavam apenas nas classes A e AA, de forma que os consumidores das classes B e C careciam de produtos com maior valor agregado. Principalmente fora da capital São Paulo, havia um grande público que não era atingido", explica.

De acordo com Butuem, o crescimento exponencial da empresa se deve ainda à abertura de lojas em capitais do País e pontos onde havia pouca concorrência. Ele admite que a empresa planeja, futuramente, operar no mercado internacional, por meio do franchising, a começar pela América Latina. Mas, antes disso, quer estar presente nos mais diversos municípios brasileiros. "Fizemos um mapeamento, para medir a capacidade de consumo da população de cada um dos municípios", conta.O chocolate com cara de brasileiroNão se deve desconsiderar um terceiro e não menos importante fator para o crescimento da empresa: o chocolate.
"Desde 2000, fabricamos nosso próprio chocolate. Encontramos uma fórmula muito direcionada ao paladar do brasileiro, que prefere o chocolate com um pouco mais de açúcar e menor teor de gordura", explica."O chocolate refinado, com recheio diferente, à base de trufa, caiu no gosto do consumidor", acrescenta. Por falar em trufa, de acordo com o diretor, o produto é uma referência da Cacau Show entre seus clientes fiéis.
Fonte: InfoMoney