Achei muito interessante as dicas de Tom Peters para o periodo de crise atual. Não são inéditas, mas é interessante revê-las e pensar sobre isso.
- Chegue mais cedo, saia mais tarde, trabalhe muito. E tente fazer mais. - Mostre sempre atitude positiva no trabalho. Se fraquejar, não deixe que percebam. Antes de sair de casa pela manhã, treine diante do espelho.
- Cuide-se e faça os outros se cuidarem também. Do bem-estar físico depende o mental; é a resposta para o estresse.
- Renove o significado da idéia – e da prática – do “management visível”.
-Afaste do caminho o lixo que vai caindo para não se acumular.
- Procure esquecer “os velhos tempos de bonança”. Nostalgia destrói.
- Dê-se o consolo de pensar que, “ como tudo na vida, isso vai passar”. Mas lembre-se que talvez leve muito tempo antes que isso aconteça, por isso faça o máximo que puder com aquilo que tem.
- Mantenha contato com todos por telefone.
- Quebre a rotina.Invente desculpas para mudar (isso evita a depressão e renova a perspectiva).
- Simplifique ao máximo.
- Preste atenção a detalhes. Mínimos.
- Mantenha o céu como limite e não renuncie jamais aos padrões de excelência pelos quais sempre pautou o desempenho de cada área da empresa.
- Transforme em obsessão solucionar até o menor dos problemas.
- Cerque-se de pessoas jovens e as mantenha sempre por perto – são menos propensas a se juntas ao time do “céu está desabando”.
- Aprenda novos truques do negócio.
- Não se permite pensar que a situação atua é alguma coisa pela qual “simplesmente se tem de passar”. É um exame final. A matéria: caráter.
- Construa redes sem parar. Dentro da empresa, dedique-se a conhecer bem os que “fazem o trabalho”. Fora idem.
- Evite as pessoas com atitudes negativas.Contaminam o ambiente.
- Agradeça aos outros se as coisas dão certo. Assuma você a responsabilidade se algo ruim acontece.
- Não disfarce a realidade nem esconda a verdade. O seres humanos são extraordinariamente resilientes. Os boatos são bem mortais.
- Faça das pequenas conquistas grandes vitórias. E não se esqueça de comemorar.
- Dê de ombros para as perdas (mesmo que tenha enjôos), volte à luta e tente novamente.
- Duplique, triplique os esforços para “se colocar na pele do cliente” (especialmente se não lhe agradar).
- Preste atenção às formalidades. E perdoe os maus modos dos outros em virtude das pressões que sofrem.
- Esqueça o jogo das culpas quando chega ao escritório.
- Transforme- se em um modelo de responsabilidade pessoal.
- Reze....
Fonte: HSMManagement – julho/agosto 2009.