segunda-feira, 30 de agosto de 2010

“Mantive a postura de educador”


Aos 79 anos, Itamar Silva, um dos fundadores da Yázigi, conta como criou a primeira rede de franquias de ensino de idiomas do Brasil

Início – “Começamos a dar aulas de português para estrangeiros e de inglês para adultos em um apartamento no centro de São Paulo. Eram três sócios: César Yázigi ministrava as aulas, eu e o Fernando Silva cuidávamos da administração. A empresa nasceu disposta a dar ênfase à comunicação oral, o que nenhum dos concorrentes fazia na época.”

Divulgação – “No início da década de 50, fomos convidados pela TV Tupi para organizar um curso de idiomas diferente: eles entravam com a dramaturgia e nós com a pedagogia e o material impresso. Aceitamos o desafio. Foi um sucesso: chegamos a receber uma Kombi lotada de cartas solicitando o envio das apostilas gratuitas para o acompanhamento das aulas. A parceria durou até 1954 e tornou a marca muito conhecida.”

Pioneirismo – “A Yázigi foi a primeira franquia de idiomas no Brasil. Em 1954, fechamos uma licença para que uma escola de idiomas usasse nosso método de ensino. Em 1966, adotamos o sistema de professores associados, o embrião do modelo de franchising. Fomos pioneiros, também, na criação de um portal de ensino de inglês a distância no país, com programas de diferentes níveis, chats temáticos e suporte de professores on-line”.

Um tropeço – “Um dos objetivos da empresa era tornar a marca global, abrindo unidades nos EUA e na Inglaterra. A ideia era ensinar inglês aos imigrantes estrangeiros residentes naqueles países. A primeira escola foi aberta em 1991, na Flórida. Para solidificar a marca, a Yázigi se associou à rede English Language Study Centers. Quando as coisas estavam melhorando, veio o atentado de 11 de setembro de 2001. Os alunos sumiram. Ainda demoramos dois anos para encerrar a operação. Investimos muito dinheiro e não conseguimos recuperar o capital.”

Lição – “Sempre mantive a postura de educador. Acredito que investir em educação exige responsabilidade. É preciso prestar atenção na escolha da mão de obra, na eficiência dos cursos e na boa formação dos alunos. Não vejo o ensino de línguas como commodity.”

YÁZIGI INTERNEXUS

O QUE É: rede de franquias de ensino de idiomas criada em São Paulo, em 1950.
Tem 420 unidades, 200 mil alunos e 6 mil funcionários
O QUE OFERECE: cursos de inglês e espanhol presenciais, a distância,
intensivos e no exterior para crianças, jovens e adultos; agência de intercâmbio
FATURAMENTO 2010 (PROJETADO): R$ 235 milhões

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios