quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Empresas tem até fim do mês para implantarem novo relógio ponto

Renata Loures
Canção Nova Notícias

As empresas brasileiras tem até o fim do mês para implantarem o novo sistema de registro de ponto dos funcionários.

Mesmo com críticas e contestações das empresas, o prazo para a substituição do antigo relógio de ponto pelo eletrônico, continua sendo dia 26 de agosto. A norma determina que todas as empresas com mais de dez funcionários - que usam o relógio-, devem marcar entrada e saída dos empregados com os novos aparelhos.

O advogado trabalhista, Joel Colaço de Azevedo, explica que o novo sistema "estipula uma série de exigências, dentre elas que o relógio de ponto emita comprovante toda vez que for acionado".

Além de emitir comprovante do horário de entrada e saída do funcionário na empresa, o novo aparelho também pode servir como comprovante para os fiscais do trabalho e da própria empresa.

O diretor técnico da revendedora do ponto eletrônico, João Ricardo Bender, explica que "o relógio tem a emissão diária de marcações, com a emissão das marcações efetuadas nas últimas 24 horas”.

Por enquanto, os fiscais farão um trabalho de orientação. As multas para quem não tiver o novo relógio só serão cobradas a partir de 30 dias após a primeira visita da fiscalização do trabalho. Os empregados, aprovaram a medida.

Se para os funcionários a medida está sendo recebida com ânimo, para as empresas e grupos ambientalistas, nem tanto. É que o consumo de papel gerado pelos novos pontos eletrônicos vai ser grande. Uma empresa de pequeno porte, com cem funcionários, por exemplo, vai emitir 200 comprovantes, o que gira em torno de 450 metros de papel todo mês.

Além da manutenção, o próprio equipamento custa em média 3600 reais. O valor é considerado alto pelos empregadores. Eles também reclamam da dificuldade em adaptar os relógios no prazo estabelecido.

Para o advogado, a medida beneficiará empregado e empregador, desde que as normas sejam obedecidas na prática.