terça-feira, 15 de junho de 2010

Pão de Açúcar vai transportar produtos dos fornecedores

Depois de o Walmart adotar a estratégia nos Estados Unidos é a vez da varejista brasileira. Atualmente, 1,35 mil caminhões de 153 transportadoras prestam serviços com exclusividade ao Grupo Pão de Açúcar. A ideia é esta frota também se encarregar de transportar as mercadorias dos fabricantes até a varejista nos horários em que ficaria ociosa.

“Temos condições de cobrar do fornecedor um frete menor do que ele pagaria no mercado”, diz Carlos Eduardo Botana, gerente geral de distribuição do Pão de Açúcar. Segundo ele, é comum um caminhão fazer sua entrega e voltar vazio para ser carregado novamente. Em vez de retornar sem mercadoria, ele pode passar em outro fornecedor e voltar abastecido.

No Brasil, os caminhões circulam 30% do tempo vazios ou com espaços livres, revela um levantamento feito pelo Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain). “Uma empresa consegue economizar até 8% no total gasto com transporte se realizar uma gestão eficiente, como compartilhar a frota com outras companhias”, explica Maria Fernanda Hijjar, diretora de inteligência de mercado do Ilos.

De um total de 1,8 mil fornecedores, o estudo, comandado por Botana do Pão de Açúcar, concluiu ser rentável 'vender' frete a 180 fabricantes. “Esta é a quantidade de indústrias que estão nas rotas já feitas por nossos caminhões.” Ele acrescenta que a empresa está trabalhando com 32 fornecedores para o compartilhamento do frete e tem condições de vender este serviço ao mercado.

Ainda sem nome, a nova empresa, chamada por Botana de “filial transportadora”, deve sair do papel neste segundo semestre. A aquisição de uma frota própria de caminhões está sendo avaliada, bem como uma possível utilização de veículos da Casas Bahia, cuja negociação de fusão com o Pão de Açúcar continua em andamento.

Ganhos
8% de economia no total gasto com transporte é quanto uma empresa pode ganhar compartilhando seus veículos com outras companhias.

Ociosidade
30% de seu tempo é quanto, em média, cada caminhão que circula no Brasil fica vazio ou com algum espaço vago durante suas viagens.

Indústria
1,8 mil é a quantidade de fornecedores do Grupo Pão de Açúcar. Nos Estados Unidos, a rede Walmart vai usar a mesma estratégia, segundo a Bloomberg BusinessWeek. Dono de 6,5 mil caminhões e 55 mil reboques, o varejista está conversando com seus fornecedores para assumir a entrega dos produtos em troca de redução nos preços pagos por eles.