sábado, 12 de junho de 2010

A MARCA segunda a AMA (Associação de Marketing Americana), serve para indicar os bens e serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los

Ranking da Interbrand tem, na sequência, Bradesco, Petrobras, Banco do Brasil e Skol

O Itaú é a marca mais valiosa do Brasil. Segundo o Ranking Interbrand de 2010, segmentado para o mercado brasileiro, o valor é de R$ 20.651 bilhões. Com o resultado, o Itaú poderia ser a

32ª marca mais valiosa do mundo, caso atuasse globalmente. De acordo com a listagem mundial desenvolvida pela mesma consultoria, o banco estaria à frente de todas as outras instituições financeiras do mundo.

O segmento lidera o ranking no Brasil com o Bradesco em segundo lugar e o Banco do Brasil em quarto. A Petrobras é a terceira marca mais valiosa, com Skol em quinto. Natura, Brahma, Antarctica, Vivo e Renner completam o Top 10. Este resultado reflete a solidez do sistema financeiro brasileiro e, sobretudo, o lucro que os bancos geram, uma vez que o estudo da

Interbrand começa baseado em uma análise financeira. Na sequência, o ranking analisa o papel e a força da marca, levando em consideração a receita que é gerada apenas por ela.

Assim como o Itaú, o Bradesco, a Petrobras, o Banco do Brasil, a Skol, a Natura e a Brahma também poderiam figurar na lista das maiores marcas globais da Interbrand, não fosse o fator presença. Nenhuma destas marcas tem atuação global consolidada. Este é uma das características analisadas pela consultoria na formulação da Força da Marca, que sofreu mudanças no último ano e passou a levar em consideração, além da presença, a autenticidade, a clareza, o seu comprometimento, a proteção, a sua capacidade de resposta às ameaças, a sua

diferenciação, a relevância, o entendimento e a consistência, um dos principais atributos.

O peso da marca
Esta é a segunda vez consecutiva que o Itaú conquista a liderança entre as marcas mais valiosas do Brasil. No levantamento realizado pela Interbrand na América Latina no ano passado, a marca ficou à frente do Bradesco, do Banco do Brasil, da Petrobras, do Unibanco, da Vale, da Natura, da Vivo, da Gerdau e da Usiminas, respectivamente. “Essas marcas são conhecidas, reconhecidas pelas pessoas e sólidas”, aponta Alejandro Pinedo, Diretor geral da Interbrand no Brasil.

A liderança do Itaú é creditada a dois fatores principais: o ganho que obteve com a integração da marca Unibanco e a redução de custos obtida com a fusão entre os bancos, influenciando no melhor resultado financeiro. Em 2009, o seu lucro líquido foi de R$ 10,1 bilhões, com um crescimento de 29% em relação a 2008. “O peso da marca reflete a confiança que o cliente tem ao aplicar o seu dinheiro”, afirma Fernando Chacon, Diretor de Marketing do Itaú.

O papel da marca no cálculo de seu valor entra nas estratégias desenvolvidas pelo Itaú. “Temos

uma disciplina de gestão de marca obsessiva”, conta Chacon, em entrevista ao Mundo do Marketing. “Não fazemos apenas propaganda, pensamos nos produtos e nas pessoas que trabalham com a gente para desenvolver um negócio que seja sustentável e que entregue valor para todo mundo”, ressalta o executivo.

Fonte: Mundo do Marketing