quinta-feira, 5 de março de 2009

Instituto Beleza Natural - um case de sucesso


O Beleza Natural começou sua história em 1993, na Tijuca, por uma motivação pessoal de sua fundadora, Heloísa Assis, mais conhecida como Zica: cuidar de cabelos crespos e rebeldes. Percebendo uma boa oportunidade de negócios nessa área, ela e seu marido, Jair Conde, propuseram uma sociedade a Rogério Assis e Leila Velez, respectivamente irmão e cunhada de Zica, para a abertura de um salão de beleza voltado a clientes com esse tipo de cabelo.

O Beleza Natural está longe de ser um salão de beleza tradicional. Apostando em um nicho de mercado inexplorado - mulheres de cabelos crespos, principalmente das classes C e D, oferece um serviço especializado e único com tratamento digno de classe A. Os salões são espaçosos, cerca de 800m2, muito bem decorados, limpos e com atendimento exemplar.
O serviço carro-chefe da empresa, o "Super Relaxante", foi desenvolvido internamente, patenteado no Brasil e com fabricação própria. A rede ainda criou um processo inovador de aplicação do produto que funciona como uma linha de montagem de fábrica, segundo os conceitos de Henry Ford. Cada cliente passa por diversos profissionais especializados em determinadas atividades, o que deixa o processo mais ágil e eficiente. O resultado dessas inovações se vê na prática: são 55 mil mulheres que se dirigem todo mês a uma de suas unidades.

Atualmente, o Beleza Natural possui seis unidades no Rio e uma no Espírito Santo, mais de 850 funcionários, um Centro de Desenvolvimento Técnico para a formação de profissionais e uma fábrica, a Cor Brasil Cosméticos, para a fabricação própria de uma linha de produtos da marca. Para resolver o problema das grandes filas, os empreendedores enxergam uma expansão iminente no Rio de Janeiro e em território nacional. A empresa estuda expandir sua rede para cidade de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, além de possuir planos para o mercado internacional, em países como Estados Unidos, Angola e África do Sul.

Fonte: Portal Varejista