sexta-feira, 12 de março de 2010

Mais uma vez, Telefônica lidera ranking do Procon-SP

É o quarto ano que empresa fica no topo da lista de reclamações do órgão; Itaú novamente fica em segundo lugar

A Telefônica liderou pelo quarto ano seguido o ranking das empresas com mais reclamações dos consumidores em 2009, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela Fundação Procon de São Paulo.

O Banco Itaú também repetiu sua posição no ranking de 2009: pelo terceiro ano consecutivo, a instituição financeira foi a segunda mais reclamada. Comprado pelo Itaú, o Unibanco também entrou na lista das mais reclamadas, em oitavo lugar. O Bradesco também aparece no ranking, na sétima posição.

Completam a lista das empresas mais reclamadas no ano passado a distribuidora de energia Eletropaulo Metropolitana (3º), Sony Ericsson (4º), TIM Celular (5º), Claro (6º), Banco IBI – C&A (9º) e Embratel (10º).

A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.

A Fundação Procon-SP agrupou os fornecedores de uma mesma marca para facilitar a leitura dos dados por parte do consumidor. O parâmetro aplicado foi o modo como a empresa é apresentada ao público.

A área de Serviços (água, telefonia, luz, escola, clubes, oficina mecânica, etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 57%, seguida pela de Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, financeiras etc.), 22%. As áreas de Produtos (móveis, eletrônicos, vestuário, etc.), Saúde (planos de saúde, cosméticos medicamentos, etc.), Habitação e Alimentos concentraram, respectivamente, 18%, 3%, menos de 1% e menos de 0,1% das reclamações fundamentadas .

No ranking de 2009, chama a atenção o fato de que as empresas de telefonia (fixa e móvel) e de energia elétrica, que são serviços de prestação contínua e essenciais ao dia a dia do consumidor, somaram 49% do total de reclamações fundamentadas, dado que revela que as empresas, que atuam praticamente sozinhas no mercado, não estão conseguindo dar solução para problemas que elas mesmas causam aos seus clientes, obrigando-os a procurar um órgão de defesa do consumidor. Outro setor que se destaca é o das instituições financeiras que apresenta quatro empresas entre as dez primeiras colocações.

A Fundação Procon-SP notificou as vinte primeiras empresas colocadas do ranking, assim como as três primeiras de cada área, questionando o alto índice de reclamações funda mentadas e exigindo metas de redução das demandas.

Ranking das empresas com mais reclamações:

Empresa/ Total / Atendidas / Não atendidas
Telefonica 15.337 / 10.961 / 4.376
Itaú 1.410 / 892 / 518
Eletropaulo Metropolitana 1.340 / 638 / 702
Sony Ericsson 1.288 / 1.192 / 96
TIM Celular 1.112 / 527 / 585
Claro 906 / 555 / 351
Bradesco 853 / 437 / 416

Fonte: Propmark


Unibanco 848 / 458 / 390
Banco IBI-C&A 738 / 503 / 235
Embratel 695 / 591 / 104