quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pequenas empresas deverão criar 80% dos empregos em 2010

SÃO PAULO – As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) deverão ser as responsáveis por criar cerca de 80% dos empregos no Brasil durante este ano. É o que afirma o analista de gestão estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.

Segundo a Agência Sebrae, entre os setores da economia, o destaque será serviços, que deverá fechar o ano com a criação de 700 mil postos de trabalho. Em seguida, aparecem construção civil, com 400 mil vagas, e indústria da transformação, com mais de 350 mil postos.
Somente em agosto, as MPEs geraram 70,9% dos 299.415 mil empregos com carteira assinada. No acumulado do ano, os pequenos negócios contabilizam 1.343.479 empregos com carteira assinada, mais do que o dobro dos 611.061 gerados pelas médias e grandes.

Por tamanho
Os dados apontam ainda que, nos primeiros oito meses deste ano, os micro negócios, aqueles com até 19 profissionais, já superaram um milhão de empregos.
No ano passado, as micro empresas criaram mais de um milhão de empregos, enquanto as médias e grandes apresentaram saldo negativo com perdas de 28 mil empregos.

Trabalho na pequena empresa
Trabalhar em uma empresa de menor porte tem as suas vantagens. A primeira é que o profissional tem a oportunidade de conhecer de maneira mais ampla os processos, o que pode ser considerado um grande aprendizado.

Indiferentemente da área de atuação, a pessoa que trabalha em uma MPE exerce mais de uma função, além de ter contato com as outras áreas.
A proximidade com o gestor responsável também pode aumentar a visibilidade. Os profissionais ainda podem arriscar novos processos e sugestões, pois a flexibilidade é maior, ao comparar com uma grande empresa.
Fonte: InfoMoney