sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pesquisa revela 30 hábitos do novo consumidor

Para identificar os comportamentos, foram mapeadas as preferências e o grau de satisfação dos consumidores de varejo na hora das compras. O estudo é da APAS (Retratos do Varejo 2010) e também mostra como ocorreu a evolução desses hábitos de 2006 para 2009. Ao todo são 30 diferentes hábitos que ajudam o varejista a entender quem é o novo consumidor.

1) 41% dos consumidores de classe C fazem compras de carro
2) 31% dos consumidores de classe C têm cartão de crédito ou de loja
3) A maioria dos consumidores de classe C compra mais no início do mês
4) 82% dos consumidores de classe A/B fazem compras de carro
5) 71% de seus gastos são direcionados ao autosserviço
6) Consumidores de classe A/B e da C reaproveitam alimentos em igual proporção, assim como apresentam uma diferença de apenas 1% no controle do consumo de água
7) 65% dos consumidores da classe D/E fazem compras a pé
8) 48% dos gastos da classe D/E são destinados ao autosserviço
9) Consumidores brancos compram mais nas quartas-feiras
10) Consumidores brancos são responsáveis pelos maiores gastos em hipermercados e supermercados.
11) Consumidores negros e pardos compram mais aos domingos
12) 21% dos gastos de outras etnias são em canais alternativos, como venda porta a porta, farmácias, drogarias e atacadistas
13) Outras etnias compram mais aos sábados
14) 23% das pessoas que moram sozinhas e dos casais sem filhos praticam exercícios físicos; 10% a mais do que casais com crianças pequenas
15) 31% das pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos procuram alimentos com baixo teor de gordura, contra 15% dos casais que moram com filhos pequenos
16) Casais com crianças pequenas têm uma taxa de separação de lixo para reciclagem 15% menor do que pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos
17) Pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos possuem um tíquete médio menor, mas gastam mais em grandes lojas, concentrando suas compras no início do mês
18) Casais com crianças pequenas compram mais nas segundas-feiras
19) Casais com crianças pequenas fazem mais visitas ao ponto de venda
20) 63% dos gastos de lares com crianças pequenas são voltados ao autosserviço
21) Casais com crianças pequenas concentram-se mais na classe C
22) Pessoas que moram sozinhas ou casais sem crianças preocupam-se mais com a conservação e o reaproveitamento dos alimentos, preservação do meio ambiente, controle de consumo de água. Além disso, também verificam mais a lista de calorias dos alimentos
23) Casais com crianças pequenas, por sua vez, preocupam-se mais em fazer e seguir listas de compras
24) Em 2006, 74% dos consumidores estavam satisfeitos com a limpeza do local de compra. Em 2009, essa taxa caiu para 67%
25) Entre 2006 e 2009, a satisfação com a qualidade e o frescor de carnes e aves nos locais de compra caiu 7%
26) Houve um aumento de 5% no incômodo dos consumidores com a demora do atendimento no caixa de 2006 para cá
27) 12% dos consumidores acham importante ter produtos gourmet à venda, mas apenas 3% estão satisfeitos com os produtos gourmet
28) 42% dos consumidores acham importante ter vagas especiais para idosos, mas apenas 7% estão satisfeitos com as vagas
29) Ter seção de produtos para dietas especiais (diabetes, celíacos, etc) é importante para 34% dos consumidores, mas apenas 6% estão satisfeitos com os produtos
30) A maioria dos consumidores de varejo continuam insatisfeitos com fatores básicos, como limpeza e organização da loja, rapidez no caixa, etc. O que demonstra seu amadurecimento e o crescente nível de exigência
Fonte: Portal Exame