domingo, 24 de maio de 2009

Profissionais bem-sucedidas contam o que gostariam de ter sabido quando começaram a carreira

As empreendedoras

Há 26 anos, quando o mercado de beleza no Brasil ainda era tímido, Edna Onodera, então trabalhando como secretária, percebeu que a estética andava em alta no exterior. Ignorando a descrença dos amigos e do marido, abriu a primeira clínica especializada em beleza feminina em São Paulo. O negócio, que teve início em uma sala apertada nos fundos da academia do marido, professor de judô, hoje possui mais de 40 unidades em seis estados e atende 100 mil mulheres por ano.

Em 2000, sua filha Lucy, administradora de empresas, sugeriu a criação de franquias e agora está à frente da expansão. As duas comandam a rede, que emprega 900 funcionários, número que aumentará com a inauguração de 15 novas unidades até o fim do ano. 
Dica de sucesso
''Se começasse minha carreira hoje, daria mais importância ao planejamento. No início da expansão da rede, vivi apenas o presente. Pensei na estratégia de crescimento, mas não previ o pós-crescimento. Ainda bem que podia contar com a experiência da minha mãe, que facilitou muito o meu trabalho de desenvolver as franquias. A vivência dela e a minha juventude deram uma liga interessante aos negócios.'' diz Lucy Onodera, 27 anos, diretora-executiva da rede Onodera de clínicas de estética. 
''Quando abri a empresa, eu queria tudo para ontem. Meu imediatismo acabava atropelando os funcionários e atrapalhava o relacionamento. Errei muito até perceber que os desentendimentos prejudicavam a empresa. Hoje, me preocupo mais com o bem-estar e a motivação dos funcionários e escuto muito os outros. Com a Lucy já aprendi bastante. Minha cabeça está mais aberta para sugestões de toda a equipe.'', afirma Edna Onodera, 51 anos, presidente da rede.

Fonte: M de Mulher