O Bradesco, pelo segundo ano consecutivo, é a marca mais valiosa do Brasil, segundo estudo da Brand Finance divulgado na semana passada, referente ao ano de 2008. A marca Bradesco está avaliada em R$ 16,265 bilhões (ver tabela abaixo). “Isso prova que o que falamos por meio de nossa comunicação e os nossos valores, passados por meio de nossos funcionários, são consistentes e bem interpretados”, diz Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco.
O segundo e terceiro lugar também são ocupados por instituições financeiras. O Itaú subiu quatro posições em relação a 2007, quando ocupava o sexto lugar. A marca Itaú está avaliada em R$ 11,814 bilhões. Em terceiro lugar está o Banco do Brasil, avaliado em R$ 7,415 bilhões.
Em quarto lugar vem Volkswagen, com marca avaliada em R$ 6,629 bilhões e logo em seguida, a AmBev (R$ 6,398 bilhões).
De acordo com Gilson Nunes, ceo e sócio da Brand Finance América do Sul, a crise econômica baixou o valor de mercado das empresas, mas aumentou o valor das marcas. “Enquanto o valor de mercado das empresas listadas em Bolsa caiu R$ 351,6 bilhões, ou 25,3% em comparação a 2007, a soma do valor das marcas aumentou 5,7% ou R$ 12,3 bilhões”, explicou.
Mas nos setores mais afetados, como os de commodities, o valor de marca caiu e algumas empresas tiveram perda de até 46% . O motivo é a redução do preço dos produtos no mercado internacional, a queda nas vendas e a redução nas estimativas de crescimento nos próximos anos.
Automóveis
Nunes explicou que as concessionárias subiram um pouco no ranking em relação a 2007, como foi o caso da Volkswagen (permaneceu em quarto lugar) e Fiat (subiu três posições). “Isso aconteceu porque as montadoras tiveram nove meses do ano passado muitos bons e a redução do IPI segurou a queda”, observou Nunes. Mas, mesmo assim, a Ford, Toyota, Daimler Chrysler e Honda perderam posições.
Segundo Nunes, as marcas são ativos estratégicos que, bem gerenciados, podem ser mais resistentes e duráveis em momentos de crise do que ativos e valor de mercado das empresas. “Os consumidores são leais às marcas fortes, ao passo que quando não têm afinidade com elas, a primeira coisa que fazem é cortar os gastos com marcas fracas”, comentou.
Nesta quarta edição do ranking As 100 Marcas Mais Valiosas, a Motorola aparece em 75º lugar, a Nokia em 65º, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em 48º, IBM, 45º e Claro, 25º. Algumas marcas na edição deste ano saíram do ranking, como WEG Indústrias, Vulcabras, Terra e Furnas.
A pesquisa foi realizada em sete capitais do País, entre setembro e dezembro de 2008, com 5.350 mil consumidores. Foram avaliados a percepção de preço, produtos e serviços, pós-venda, capilaridade e ações corporativas e institucionais.
MAIS VALIOSAS
2008/2007/Marca/Setor/Valor em R$ bilhões
1 1 Bradesco Bancos 16,265
2 6 Banco Itaú Bancos 11,814
3 2 Banco do Brasil Bancos 7,415
4 4 Volkswagen Veículos 6,629
5 3 AmBev Bebidas 6,398
6 9 Vivo Telecom 5,934
7 8 Petrobrás Petróleo/distribuição 5,904
8 7 General Motors/Chevrolet Veículos 5,874
9 10 Oi/Telemar Telecom 5,47410 13 Fiat Veículos 5,075
11 5 Nestlé Alimentos 5,007
12 16 Casas Bahia Lojas de Departmento 4,986
13 15 Unilever Alimentos 4,545
14 14 Telefônica Telecom 4,296
15 18 Carrefour Supermercados 4,258
16 11 Vale Mineração 4,086
17 35 Caixa Bancos 4,054
18 12 Pão de Açúcar Supermercados 4,008
19 19 Wall-Mart Supermercados 3,592
20 21 Rede Globo Mídia 3,538
21 20 Ford Veículos 3,447
22 22 Coca-Cola Bebidas 3,298
23 23 Correios Serviços Postais 3,132
24 24 Bunge Alimentos 3,044
25 --- Claro Telecom 2,944
26 --- Ultrapar Holding 2,609
27 27 Skol Bebidas 2,578
28 37 Banco Real Bancos 2,529
29 30 Brasil Telecom Telecom 2,452
30 26 Perdigão Alimentos 2,430
31 41 Unibanco Bancos 2,397
32 17 Sadia Alimentos 2,164
33 46 Unimed Seguros/Saúde 2,162
34 34 Lojas Americanas Lojas de Departmento 2,152
35 44 Banespa/Santander Bancos 2,124
36 33 Toyota Veículos 2,078
37 29 Tim Telecom 2,016
38 31 Eletrobrás Energia/Eletricidade 2,014
39 38 Embratel Telecom 1,875
40 32 Gerdau Aço/Ferro/Alumínio e Afins 1,830
41 39 Natura Cosméticos e Afins 1,803
42 40 Samsung Eletroeletrônicos/Diversos 1,793
43 36 Whirlpool Eletroeletrônicos/Diversos 1,753
44 45 LG Eletroeletrônicos/Diversos 1,653
45 --- IBM Software/Serviços Consultoria 1,587
46 64 HSBC Bancos 1,494
47 43 Braskem Petroquímica 1,461
48 --- BNDES Bancos 1,452
49 49 NET Mídia 1,426
50 25 TAM Aviação Comercial 1,393
Fonte: propmark.com.br