terça-feira, 14 de abril de 2009



O Bradesco, pelo segundo ano consecutivo, é a marca mais valiosa do Brasil, segundo estudo da Brand Finance divulgado na semana passada, referente ao ano de 2008. A marca Bradesco está avaliada em R$ 16,265 bilhões (ver tabela abaixo). “Isso prova que o que falamos por meio de nossa comunicação e os nossos valores, passados por meio de nossos funcionários, são consistentes e bem interpretados”, diz Luca Cavalcanti, diretor de marketing do Bradesco.



O segundo e terceiro lugar também são ocupados por instituições financeiras. O Itaú subiu quatro posições em relação a 2007, quando ocupava o sexto lugar. A marca Itaú está avaliada em R$ 11,814 bilhões. Em terceiro lugar está o Banco do Brasil, avaliado em R$ 7,415 bilhões.
Em quarto lugar vem Volkswagen, com marca avaliada em R$ 6,629 bilhões e logo em seguida, a AmBev (R$ 6,398 bilhões).



De acordo com Gilson Nunes, ceo e sócio da Brand Finance América do Sul, a crise econômica baixou o valor de mercado das empresas, mas aumentou o valor das marcas. “Enquanto o valor de mercado das empresas listadas em Bolsa caiu R$ 351,6 bilhões, ou 25,3% em comparação a 2007, a soma do valor das marcas aumentou 5,7% ou R$ 12,3 bilhões”, explicou.



Mas nos setores mais afetados, como os de commodities, o valor de marca caiu e algumas empresas tiveram perda de até 46% . O motivo é a redução do preço dos produtos no mercado internacional, a queda nas vendas e a redução nas estimativas de crescimento nos próximos anos.



Automóveis
Nunes explicou que as concessionárias subiram um pouco no ranking em relação a 2007, como foi o caso da Volkswagen (permaneceu em quarto lugar) e Fiat (subiu três posições). “Isso aconteceu porque as montadoras tiveram nove meses do ano passado muitos bons e a redução do IPI segurou a queda”, observou Nunes. Mas, mesmo assim, a Ford, Toyota, Daimler Chrysler e Honda perderam posições.



Segundo Nunes, as marcas são ativos estratégicos que, bem gerenciados, podem ser mais resistentes e duráveis em momentos de crise do que ativos e valor de mercado das empresas. “Os consumidores são leais às marcas fortes, ao passo que quando não têm afinidade com elas, a primeira coisa que fazem é cortar os gastos com marcas fracas”, comentou.



Nesta quarta edição do ranking As 100 Marcas Mais Valiosas, a Motorola aparece em 75º lugar, a Nokia em 65º, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em 48º, IBM, 45º e Claro, 25º. Algumas marcas na edição deste ano saíram do ranking, como WEG Indústrias, Vulcabras, Terra e Furnas.



A pesquisa foi realizada em sete capitais do País, entre setembro e dezembro de 2008, com 5.350 mil consumidores. Foram avaliados a percepção de preço, produtos e serviços, pós-venda, capilaridade e ações corporativas e institucionais.





MAIS VALIOSAS



2008/2007/Marca/Setor/Valor em R$ bilhões


1 1 Bradesco Bancos 16,265


2 6 Banco Itaú Bancos 11,814


3 2 Banco do Brasil Bancos 7,415


4 4 Volkswagen Veículos 6,629


5 3 AmBev Bebidas 6,398


6 9 Vivo Telecom 5,934


7 8 Petrobrás Petróleo/distribuição 5,904


8 7 General Motors/Chevrolet Veículos 5,874


9 10 Oi/Telemar Telecom 5,47410 13 Fiat Veículos 5,075


11 5 Nestlé Alimentos 5,007


12 16 Casas Bahia Lojas de Departmento 4,986


13 15 Unilever Alimentos 4,545


14 14 Telefônica Telecom 4,296


15 18 Carrefour Supermercados 4,258


16 11 Vale Mineração 4,086


17 35 Caixa Bancos 4,054


18 12 Pão de Açúcar Supermercados 4,008


19 19 Wall-Mart Supermercados 3,592


20 21 Rede Globo Mídia 3,538


21 20 Ford Veículos 3,447


22 22 Coca-Cola Bebidas 3,298


23 23 Correios Serviços Postais 3,132


24 24 Bunge Alimentos 3,044


25 --- Claro Telecom 2,944


26 --- Ultrapar Holding 2,609


27 27 Skol Bebidas 2,578


28 37 Banco Real Bancos 2,529


29 30 Brasil Telecom Telecom 2,452


30 26 Perdigão Alimentos 2,430


31 41 Unibanco Bancos 2,397


32 17 Sadia Alimentos 2,164


33 46 Unimed Seguros/Saúde 2,162


34 34 Lojas Americanas Lojas de Departmento 2,152


35 44 Banespa/Santander Bancos 2,124


36 33 Toyota Veículos 2,078


37 29 Tim Telecom 2,016


38 31 Eletrobrás Energia/Eletricidade 2,014


39 38 Embratel Telecom 1,875


40 32 Gerdau Aço/Ferro/Alumínio e Afins 1,830


41 39 Natura Cosméticos e Afins 1,803


42 40 Samsung Eletroeletrônicos/Diversos 1,793


43 36 Whirlpool Eletroeletrônicos/Diversos 1,753


44 45 LG Eletroeletrônicos/Diversos 1,653


45 --- IBM Software/Serviços Consultoria 1,587


46 64 HSBC Bancos 1,494


47 43 Braskem Petroquímica 1,461


48 --- BNDES Bancos 1,452


49 49 NET Mídia 1,426


50 25 TAM Aviação Comercial 1,393

Fonte: propmark.com.br