Entre a rotina frenética, vitórias, desafios e sentimentos do empreendedor, a Forbes fez uma lista com 10 perguntas que nunca devemos deixar de nos fazer. Dá uma olhada abaixo:
Qual é meu próximo objetivo?
Muitos empreendedores começam com um propósito, mas acabam mudando seu caminho e perdendo o motivo pelo qual começou a empreender. Fazer essa pergunta ajuda a refletir sobre o que precisa ser mudado na empresa.
Quem é meu cliente alvo?
Por mais que você lide com ele todos os dias, entender as suas mudanças e necessidades é crucial para atender novas expectativas e deixá-lo sempre satisfeito.
Por que alguém precisa do que eu estou vendendo?
Nem sempre o que gostamos é o que as pessoas gostam. Por isso essa pergunta não se aplica somente ao empreendedor, mas é uma pergunta que deve ser feita por ele para seus clientes.
Uma necessidade sustenta um negócio rentável?
A necessidade pela necessidade não alavanca um negócio e sim uma boa ideia por trás dela colocada em prática com um plano de negócios sustentável.
Quais são os novos concorrentes?
Saber o que tem de novo no mercado sempre ajuda a aperfeiçoar o seu produto/serviço além de salvar sua visibilidade.
Dá para reduzir despesas sem prejudicar o produto?
Antes de sair cortando gastos por aí, verifique as oportunidades que os fornecedores podem oferecer e as economias que dá para fazer sem prejudicar o produto.
Posso ficar no topo?
Nem sempre uma empresa madura faz um gestor maduro, por isso reflita sobre suas capacidades gerenciais e saiba ser humilde quanto as suas dificuldade. Seja o mais crítico o possível consigo mesmo.
Como anda a produtividade da equipe?
Não adianta deixar rolar sem ter controle do que está acontecendo e ainda cobrar o funcionário do que ele não está conseguindo fazer, aprenda a gerenciar talentos todos os dias.
Como vou continuar gerando lucro?
Nos altos e baixos do planejamento estratégico não dá para garantir que o lucro de hoje vai ser o lucro de amanhã. Por isso, reinventar a empresa precisa ser uma tarefa constante.
Como anda a motivação dos meus funcionários?
Ficar movendo eles como peças de xadrez não vai resolver seu problema, saiba fazer da equipe uma grande ferramenta de sucesso.